Cidades mais caminháveis são acessíveis, colaborativas, justas, sustentáveis, seguras, saudáveis e divertidas. Nós, como organização, queremos ser referência e impulsionar a transformação e co-construção de ambientes urbanos caminháveis nas diversas escalas (rua, bairro, cidade).
Histórico
O SampaPé! foi fundado em julho de 2012 como um coletivo realizando passeios a pé em São Paulo como forma de melhorar a relação das pessoas com a cidade. Logo, ao perceber que o transporte mais utilizado nas cidades brasileiras é o caminhar, e é também a forma mais sustentável, saudável, social, consciente e divertida de estar e ter acesso à cidade, o grupo se entendeu como movimento em defesa de cidades seguras e atrativas para caminhar. Com isso, começou a trabalhar com o conceito de caminhabilidade (walkability) e a se relacionar com o poder público (advocacy) para promover mudanças para cidades mais caminháveis. O maior caso de sucesso desta atuação foi a conquista da Paulista Aberta em 2015, depois de mais de um ano de mobilização.
Em 2017, o SampaPé! decidiu se formalizar como uma Organização da Sociedade Civil (OSC) como forma de ampliar sua atuação e impactos, e se afirmando como uma organização que atua para melhorar a experiência do caminhar na cidades, não limitando sua atuação a São Paulo, e sim com projetos e metodologia que podem ser replicadas em diversas cidades, tendo o caminhar não apenas como um fim mas como ferramenta de engajamento comunitário, a fim de avaliar a qualidade dos espaços públicos e de fazer sensibilização política.
Alguns números
Quem somos
Mantemos o formato de uma organização enxuta que sempre atua de forma multidisciplinar através da diversidade de colaboradores e em conjunto com outras organizações.
Conselheiras fiscais: Carolina Igi e Mariana Cruz. Coordenadora Jurídica: Larissa Sabino.

Leticia Sabino
Fundadora do SampaPé!. Mestra em Planejamento de Cidades e Design Urbano pela UCL em Londres - com dissertação sobre caminhabilidade e empatia. Administradora de empresas pela FGV - EAESP, com pós em Economia Criativa e Cidades Criativas, FGV.

Louise Uchôa
Arquiteta e urbanista maranhense (UEMA) e mestre em Arquitetura Sustentável de Múltipla Escala pelo Politecnico di Milano. Envolvida com iniciativas, pesquisas e projetos que valorizam e conscientizam sobre a importância dos espaços públicos e de uma cidade mais democrática.

Carolina Fortes
Jornalista (PUCRS, 2016), gaúcha e estudante de Letras (USP, 2019). Foi editora do portal Jovem Pan News, repórter na Revista Fórum e na Elástica, e faz parte do projeto Emerge Mag, focado em cultura e ativismo social.
COLABORADORAS E COLABORADORES

Fernanda Pitombo
Arquiteta e Urbanista, atua em projetos do Índice de Caminhabilidade, contagens em espaço público, entre outros.

Nara Rosetto
Arquiteta e Urbanista, participa de mapeamentos como o Bixiga a Pé, guiando passeios e no Paulista Aberta Lab.

Ana Laura Costa
Arquiteta e urbanista, colabora com pesquisas, projetos do Índice Cidadão de Caminhabilidade e atua em contagens nos espaços públicos.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS
