A intervenção, realizada em 2019, teve como objetivo qualificar o encontro entre a Paulista e a Consolação, transformando um “não lugar” em lugar notável e informativo e para as cerca de 20 mil pessoas que passam a pé por ali diariamente.
O conjunto de ações mesclou sinalização wayfiding (informações de distâncias e equipamentos de interesse para quem está a pé), pintura de piso, contagem de tempos de espera e travessia de pedestre com mensagens estimulantes, instalação de encosto nos bancos na praça José Molina e estilização de postes através de crochê – que só foram possíveis há muitas mãos.
Este tipo de ação tem como objetivo também fazer com que mais pessoas se apropriem e participem da construção das cidades. Dessa forma, nós planejamos e produzimos tudo previamente, mas no dia as pessoas colocam a mão na massa na transformação e se tornam parte da solução. A frente de ações de urbanismo tático desenvolvida pelo SampaPé! tem como objetivo cidades mais caminháveis e afetivas.
Desafios atuais ou continuidade
Realizar com outras empresas e organizações para melhoria de seu entorno, fazer mudanças mais permanentes e ampliar as ações.
Pessoas e organizações envolvidas
- SampaPé!,
- Boa Praça e
- WeWork.
- Participação Meio-fio e
- audiovisual Rachel Schein.
Objetivos
- Gerar reflexão sobre os espaços e estruturas para caminhar,
- Gerar cuidado com a vizinhança e
- Ação a partir de atores privados e pessoas voluntárias.
Estratégias e ações
- Análise do espaço,
- Planejamento das ações,
- Planejamento e materiais,
- Coordenação de voluntários,
- Registro e divulgação.
Datas
- 2019
Financiamento
- WeWork